O manejo clínico de pessoas vivendo com HIV será realizado em mais três Unidades Básicas de Saúde (UBSs), segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Na próxima segunda-feira (29), o serviço passa a ser oferecido nas UBSs Carmen Nicolau, no bairro Lago Azul, e Carlson Gracie, bairro Nova Cidade (zona Norte); e Amazonas Palhano, no bairro São José (zona Leste).

O serviço é oferecido nas UBSs Arthur Virgílio (zona Norte), Leonor Brilhante (zona Leste) e Santo Antônio (zona Oeste), que atualmente fazem o acompanhamento de 285 pessoas vivendo com o HIV.

Segundo a Semsa, o manejo clínico realizado nas UBSs é para pacientes que vivem com o vírus HIV, mas que apresentam situação de saúde estável, sem sintomas da Aids e outras complicações de saúde.

Além das UBSs, a rede municipal também oferece atendimento às pessoas com HIV/Aids nos Serviços de Atenção Especializada (SAEs) da Policlínica Comte Telles (zona Leste), da UBS Ajuricaba (zona Oeste), da clínica da família Antônio Reis (zona Sul) e da Policlínica José Antônio da Silva (zona Norte).

Os quatro SAEs têm 9.367 pessoas em atendimento ativo e atendem os casos de maior complexidade onde o paciente recebe o diagnóstico já com sintomas da Aids, ou que chega ao serviço apresentando infecções como a Tuberculose/Aids.

Casos

No ano passado, Manaus registrou 1.339 casos novos de HIV e 413 casos de Aids. Já em 2022, o número de casos novos de HIV chegou a 1.904, com 486 casos de Aids.