Manaus completa 354 anos nesta terça-feira (24), e o Portal Norte conversou com adolescentes para saber o que eles esperam encontrar na capital, que em pouco tempo estarão trabalhando e desempenhando papel fundamental para o futuro dela.
Atualmente, a população de Manaus é de 2.063.547, conforme o Censo demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro Geográfico e Estatística (IBGE).
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Os dados consolidados sobre a juventude ainda não foram atualizados pelo IBGE, no entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem um recorte deste público.
Dados dos eleitores de 2022 do TSE mostram que Manaus tinha 77.333 jovens entre 16 e 19 anos aptos a votar.
Nas Eleições de 2022, ao todo, 8.586 adolescentes de 16 anos exerceram seu poder de escolher e foram às urnas.
Manaus do futuro
O Portal Norte entrevistou sete adolescentes com idade entre 14 e 17 anos para saber o pensamento deles sobre Manaus daqui em diante.
No diálogo, a conscientização ambiental foi o tema mais lembrado.
Mais paz
A estudante Lara Vitória, de 14 anos, deseja que Manaus entre em um ciclo de paz e respeito mútuo.
“Eu desejo para o futuro de Manaus muita paz. Que a gente mantenha o respeito um pelo outro. Que nós possamos olhar com bons olhos para o próximo e que a gente possa cada vez mais cuidar da nossa cidade. Devido às queimadas, a cidade ficou bem feia e ruim. A gente deveria estar cuidando. Pelo descuido do ser humano, estamos matando a nossa cidade. Espero que possamos mudar isso”, salienta Lara.
Mais educação
Loren Ellen Souza, de 16 anos, espera que os problemas ambientais, como as queimadas, sejam resolvidos e que a capital tenha mais hospitais e escolas.
“Espero que no futuro, Manaus seja uma cidade boa de ser habitada, que os problemas que temos hoje em dia não tenha no futuro, principalmente com as queimadas e as fumaças. Que Manaus seja uma cidade com pessoas boas e que respeitem o próximo. Que nossa cidade no futuro possa ter pessoas que se importam com a cidade, principalmente bons governantes e prefeitos, que a cidade tenha transporte público bons e que a segurança melhore, que haja conscientização com a população e, principalmente, com a cidade. Que haja mais hospitais públicos e escolas e que, por fim, Manaus seja uma cidade que todos amam”, comentou a estudante.
Menos corrupção
José Lyra, de 17 anos, deseja que a corrupção diminua e que a população tenha mais conscientização ambiental.
“Espero apenas que não só para Manaus, mas que para o Brasil, os bilhões de reais em corrupção diminuam e sejam usados para o bem do cidadão brasileiro. E espero também que os manauaras se conscientizem dos problemas ambientais e sociais que nós temos, e tomem medidas necessárias junto aos governantes”, explanou.
Menos desmatamento
Luna Oliveira, de 14 anos, relembra os episódios de fumaça e da seca dos rios e reforça a preocupação com o meio ambiente para que se tenha um futuro sustentável.
“Com queimadas e corte de árvores não teremos um futuro. Desejo que Manaus tenha mais árvores, mais áreas de lazer e menos desmatamento. Também quero desejar que Manaus tenha menos violência, menos crimes, menos mortes”, disse Luna.
Mais planejamento
Melissa Maria Mourão Fernandes, de 15 anos, acredita que é preciso ter mais planejamento para que a cidade sofra menos problemas com o meio ambiente.
“Sabe-se que todo ano tem a situação da seca e da cheia dos rios, espero que haja mais planejamento para não sofrermos tanto com isso nos próximos anos. Também espero que as pessoas cuidem mais da cidade no geral. Nossos pontos turísticos são bastante poluídos e isso tem que mudar, os governantes devem se preocupar mais, para deixar nossa cidade mais visível e atrativa, para os turistas e para que os manauaras se interessarem e conhecerem a nossa história, e admirarem as belezas que nossa cidade possui”, disse Melissa.
Mais oportunidades
Para Eduardo Augusto Delgado Lopes, de 15 anos, a segurança e as oportunidades de emprego são pontos que Manaus precisa melhorar para o futuro.
“Para ser bem sincero, para o futuro de Manaus, logicamente eu vou querer uma cidade limpa, com mais oportunidades de emprego, com baixa porcentagem de assaltos e mortes, uma cidade com menos queimadas, menos moradores de rua e, com certeza, com uma alta economia, para o bem de toda a população manauara. Mas, infelizmente, do jeito que as coisas então indo agora, não tenho muita certeza se essas coisas vão realmente acontecer. O que eu espero para o futuro de Manaus é basicamente isso, uma cidade mais segura e que as pessoas gostem de viver nesse nosso município que é lindo”, afirmou Delgado.
Menos violência
Lucielle Quadros, de 15 anos, deseja que a capital amazonense tenha menos violência e mais segurança nos bairros.
“Eu desejo para Manaus menos violência nos bairros, seja na Zona Sul ou na Zona Leste. Desejo que tenhamos mais segurança nas ruas, em todos os bairros. Desejo um futuro com mais valorização do meio ambiente e menos desmatamento. Chega de queimadas”, disse a estudante.
RELACIONADAS
+ Aniversário de Manaus é celebrado com entrega de obras e inaugurações
+ Aniversário de Manaus: cinco pontos turísticos gratuitos para conhecer