Ícone do site Portal Norte

Manaus cai três posições no ranking de saneamento básico em 2024

Reprodução CMM

Manaus aparece entre os 20 últimos colocados do ranking de saneamento básico há dez anos - Foto: Solange Freitas/TV Tribuna

A capital amazonense caiu três posições no ranking de saneamento básico do Instituto Trata Brasil 2024. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (20).  

A pesquisa analisa os indicadores de saneamento básico dos 100 municípios mais populosos do país. Conforme o estudo, Manaus saiu da 83ª posição, em 2023, para 86ª em 2024.  

O levantamento também revela que desde o primeiro estudo, feito há dez anos, a capital amazonense permaneceu, em todas as edições, entre os 20 últimos colocados do ranking.   

A situação alarmante sobre o saneamento básico também se repete em outros seis municípios do Norte, que ocupam as piores posições do ranking em 2024: Ananindeua (PA), Belém (PA), Rio Branco (AC), Santarém (PA), Macapá (AP) e Porto Velho (RO).  

Gráfico: Instituto Terra Brasil

Investimentos  

A partir de uma comparação entre os municípios com os melhores índices e os com os piores, a pesquisa aponta que a entrega de bons indicadores de saneamento básico tem relação com o investimento no serviço.  

De 2018 a 2022, as regiões com as melhores pontuações tiveram um investimento anual médio de R$ 201, 47 por habitante, enquanto os municípios com as piores colocações obtiveram um investimento, no mesmo período, de R$ 73,85 por habitante.  

“Observa-se que mais investimentos proporcionam melhoras significativas nos indicadores de saneamento básico. No caso dos 20 melhores, o Indicador de Atendimento Total de Água (ITA) é 21% superior àquele encontrado no grupo dos 20 piores municípios. O Indicador de Atendimento Total de Esgoto (ITE) é 242% superior, e o Indicador de Tratamento Total de Esgoto (ITR), 286% maior”, disse a pesquisa  

Sair da versão mobile