Um curso de formação de brigadista será ministrado aos moradores do Parque Residencial Gilberto Mestrinho, localizado no bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus, a partir desta segunda-feira (14) até sexta (18).

As aulas acontecem no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBAM), na Avenida Codajás, nº 1.503, no bairro Petrópolis.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Curso de formação de brigadista

Ao todo, participam do curso de formação de brigadista 74 moradores, com turmas nos períodos da manhã e tarde.

Segundo o coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do governo estadual, Marcellus Campêlo, a formação de brigadas de incêndio cumpre um dos critérios de regularização plena dos residenciais do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus, o antigo Prosamim (hoje Prosamin+), que foram construídos e entregues em gestões passadas sem habite-se e sem título definitivo aos moradores.

“O objetivo é formar uma rede de prevenção dentro dos habitacionais, mas, sobretudo, atender aos requisitos dos Bombeiros nesse processo de regularização”, destacou.

Formação de brigadista: objetivo do curso é formar uma rede de prevenção dentro dos habitacionais - Foto: Tiago Corrêa/UGPE
Formação de brigadista: objetivo do curso é formar uma rede de prevenção dentro dos habitacionais – Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O curso de formação de brigadista envolve o manuseio de extintores, mangueira d’água, hidrantes para o combate a incêndio e também noções de primeiros socorros.

RELACIONADAS

+ Incêndio de grande proporção atinge fábrica de colchão na Zona Oeste de Manaus

+ Incêndio de grandes proporções destrói residências de madeira em Coari-AM

+ VÍDEO: curto-circuito causa incêndio e atinge casa no Centro de Manaus

A subcoordenadora do setor social da UGPE, Viviane Dutra, afirma que o curso de formação de brigadista é importante tanto para o lado pessoal, pois agrega ao currículo profissional, como também à coletividade.

“Acidentes domésticos, como quedas, queimaduras, engasgos, ou alguém que passa mal, são comuns. Então, quando você adquire um conhecimento como esse, pode ter uma resposta mais rápida e mais adequada para cada situação. E todos os participantes irão receber um certificado que agrega ao currículo profissional”, observou.

Formação de brigadista: objetivo do curso é formar uma rede de prevenção dentro dos habitacionais - Foto: Tiago Corrêa/UGPE
Formação de brigadista: objetivo do curso é formar uma rede de prevenção dentro dos habitacionais – Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Essa é a segunda turma de brigada de incêndio formada no âmbito do novo Prosamin+. A primeira foi para o Residencial São Raimundo, que já passou pelo processo de regularização.

A intenção da gestão estadual é regularizar todos os nove Parques Residenciais construídos entre os períodos de 2007 a 2016 e entregar os novos residenciais já regularizados.