O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou na manhã desta quinta-feira (11), a ordem de serviço para a costrução do terminal de integração 7 do transporte público de passageiros.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A constução será no bairro Tarumã-Açú, Zona Oeste, com estacionamento para motoristas deixarem o carro e optarem por embarcar o ônibus até o Centro da cidade.

Inicialmente a obra custará R$ 15 milhões e terá 4 mil metros quadrados.

Além disso, ela é parte de um plano de mobilidade para a ligação em linha reta e sem interrupção por semáforos a partir do T1, no Centro da cidade.

O prazo de conclusão para o novo terminal, que terá estacionamento com duas plataformas para carros e bicicletas é de 12 meses.

Uma das plataformas será somente para ônibus convencionais e outra para articulados e convencionais.

A estimativa é receber, em média, cerca de 45 mil passageiros por dia.

RELACIONADAS

+ Reformas dos terminais rodoviários de Manaus começam nesta segunda, 8

+ Terminal 2 é entregue revitalizado com câmeras de monitoramento em Manaus

+ Justiça autoriza adequação de terminal para nova rodoviária em Manaus

O T7 receberá rotas alimentadoras de bairros e comunidades das Zonas Oeste e Norte, e contará com 20 linhas de ônibus com trajeto até o Centro (T1) conforme o prefeito.

“Futuramente, após a construção do Complexo Viário da Arena da Amazônia, nós vamos ter oportunidade de sair em linha reta do T1 ao T7”, disse.

Paulo Henrique Martins, diretor-presidente do IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana), disse que o T7 terá outras linhas dos bairros para o terminal.

“O terminal 7 será construído em área que não tem demanda para criação de linhas troncais com boa frequência, com média de trajeto de 50 minutos. Então, teremos linhas alimentadoras, de 15 em 15 minutos. Aí o passageiro chega no T7 e tem linhas à disposição para o Centro”, disse.