O calor acima do normal, com sensação térmica de mais de 40ºC levou a população manauara a utilizar intensamente aparelhos de refrigeração, causando elevação de mais 8% no consumo, que passou de 1.522,60 MW, registrado em 18 de agosto do ano passado, para 1.657,90 MW registrado na última quarta-feira (23/08).

Neste mês de agosto, o aumento foi de 18% em relação ao mesmo período do ano passado.

+ Envie esta íntegra no seu WhatsApp

+ Envie esta íntegra no seu Telegram

Aumento no consumo de ar-condicionado

Na última quarta-feira (23/08), dia de maior consumo de energia registrado em todos os anos, a concessionária Amazonas Energia informou que atendeu 681 ocorrências, a maioria delas relacionado a reclamações isoladas, tendo como principal causa problema de má conexão no ramal do cliente.

Nesse período do ano, os transformadores de distribuição são, historicamente, mais exigidos em função do aumento de carga no sistema no comparativo com o primeiro semestre do ano.

Em 2023, já se registra um aumento de 25% em serviços de substituição de transformadores em relação ao ano passado.

Esse aumento tem sido muito influenciado pela onda de calor que afeta quase todo o Brasil, em especial, as cidades do Norte e Centro-Oeste, e como consequência, aumenta-se o consumo diário de utilização de aparelhos de ar-condicionado na cidade.

RELACIONADAS

+ Onda de calor: sensação térmica em Manaus pode chegar a 49°C

+ Tá calor? Confira 6 cuidados para driblar tempos de baixa na umidade do ar