A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulgou que em 2024 foram registrados 2.194 casos confirmados de dengue em Manaus. As notificações relacionadas à doença totalizam 8.918.
De acordo com dados mais recentes, a capital apresentou no período de 26 de maio a 1º de junho, dois novos casos confirmados de dengue, de um total de 15 notificados no período.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reitera o papel estratégico que o informe epidemiológico representa para monitorar as doenças causadas por vírus, que são transmitidos principalmente por mosquitos.
“O informe é um instrumento que baliza as ações de inspeções realizadas pela Semsa por meio dos agentes de vigilância, que atuam para eliminar os criadouros de mosquitos que transmitem os vírus dessas doenças”, explica.
Como se proteger?
O Ministério da Saúde, alerta pais e mães e demais responsáveis pela população de 10 a 14 anos, que já receberam a primeira dose da vacina contra a dengue, que levem suas crianças e adolescentes para receber a segunda dose do imunizante, caso já tenham se passado 90 dias desde a primeira dose.
Do total de unidades onde o imunobiológico pode ser buscado, há unidades que ofertam atendimento em horário diferenciado, das 8h às 20h, durante a semana, e que aos sábados, funcionam das 8h às 12h, o que amplia o acesso à vacina, pelos pais e mães que travagem no horário comercial.
Uma das unidades, a Clínica da Família Carmen Nicolau, no bairro Lago Azul, na zona Norte, funciona aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.