Nesta quarta-feira, 3, Manaus terá 37 pontos de vacinação com a oferta da primeira e segunda doses e a terceira dose para imunossuprimidos, idosos e trabalhadores de saúde que estejam aptos a receber esse reforço na imunização contra a Covid-19.

São cinco pontos estratégicos (Centro de Convenções, o “sambódromo”, Studio 5 Centro de Convenções, Centro de Convivência Pedro Padre Vignola, shopping Phelippe Daou e Clube do Trabalhador do Sesi-AM), e mais 32 unidades de saúde da rede municipal. Apenas o sambódromo terá atendimento nas modalidades de drive-thru e pedestre. Todos funcionarão das 9h às 16h.

Novos intervalos

A Prefeitura de Manaus passará a observar novos intervalos para a segunda dose e para a dose de reforço de imunizantes contra a Covid-19.

O da vacina da Pfizer passará a ser de, no mínimo, 21 dias, seguindo o que indica a bula do fabricante. No caso da AstraZeneca/Fiocruz, o intervalo mínimo será de quatro semanas, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai reduzir para cinco meses o intervalo para a dose de reforço em pessoas acima de 60 anos e trabalhadores de saúde, que já receberam a segunda dose ou dose única.

A medida, definida na nota informativa nº 86, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e que já começa a ser aplicada a partir desta quarta-feira, 3, considerou o Comunicado de Risco da Rede de Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), emitido no último dia 26 de outubro, que notifica casos confirmados da variante VOC Delta e Variante VOI Mu no estado do Amazonas.

_____________________________

RELACIONADAS

Mais de 60% da população manauara já está com o esquema vacinal completo, afirma Semsa

No AM, mais de 80% dos pacientes internados em UTI de Covid não se vacinaram ou estão com vacinação incompleta

MS libera certificado de vacinação para quem tomou vacinas diferentes

_____________________________

O que levar?

Primeira dose:

– Adolescentes de 12 a 17 anos precisarão estar acompanhados pelo pai, mãe, ou uma pessoa maior de 18 anos, que deverá assinar uma declaração de responsabilidade no verso da cópia do comprovante de residência. Também será necessário apresentar um documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS).

– Quem tiver 18 anos ou mais precisa levar o documento de identidade original, com foto, CPF e o comprovante de residência, com cópia.

Segunda dose:

-No caso da segunda dose, é preciso apresentar o documento de identificação, o CPF e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. Quem tiver perdido a carteirinha, pode comprovar pelo aplicativo ConecteSus, que pode ser instalado no celular. Adolescentes de 12 a 17 anos deverão estar com os pais ou um responsável maior de 18 anos.

Dose de reforço

– No caso das pessoas de 60 anos e mais, é preciso apresentar o documento de identidade, CPF e a carteira de vacinação com o registro das duas doses.

– Trabalhadores da saúde de 40 anos e mais precisam apresentar, além desses documentos, um comprovante de vínculo com o local onde trabalha.

– Os imunossuprimidos devem consultar nos cards nas redes sociais da Semsa, no Instagram, e Semsa Manaus, no Facebook, o tipo de comprovação da condição de saúde que pode ser apresentado.

______________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Beneficiários nascidos em fevereiro podem sacar auxílio emergencial nesta quarta

 

Confira as 166 vagas de emprego para esta quarta-feira em Manaus

 

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 65 milhões nesta quarta-feira

 

Especialista faz alerta para doenças respiratórias durante inverno amazônico