Nesta quinta-feira (24), Manaus terá 85 pontos de vacinação contra Covid-19. São 75 postos nas Unidade Básicas de Saúde (UBS) da capital, e 10 pontos de imunização na Arena da Amazônia.

Por conta do jogo da Seleção o horário de atendimento nas UBSs será até às 13h.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a vacinação será ofertada em todas as zonas da cidade.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Pontos de vacinação contra Covid-19

A campanha de vacinação contra Covid-19 oferta desde a primeira dose até a quinta dose, conforme os públicos e intervalos preconizados pelo Ministério da Saúde.

Os usuários interessados na imunização devem ter em mãos um documento de identidade com foto e o cartão de vacina.

O usuário que tiver dúvidas sobre o número de doses recebidas, ou que perdeu o cartão de vacina, pode consultar sua situação vacinal na plataforma Imuniza Manaus.

RELACIONADAS

+ Covid: Manaus tem mais de 1 milhão de pessoas com doses atrasadas

+ Vacinação contra covid-19 em bebês inicia nesta sexta, em Manaus

+ Manaus adota estratégia para evitar sobra de vacinas contra Covid-19

Vacinação na Arena da Amazônia

De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, a Arena da Amazônia contará nesta quinta com 10 pontos de vacinação contra a Covid-19.

Os torcedores poderão atualizar o cartão vacinal e torcer em seguida.

“O ‘Copa na Arena’ é mais uma oportunidade para estarmos aí intensificando a vacinação de uma forma geral da Covid-19”, afirmou Tatyana.

Intervalos da vacinação contra a Covid-19

A primeira e segunda doses da vacina contra Covid-19 devem ser tomadas por crianças a partir de 3 anos, adolescentes, adultos e idosos.

O intervalo entre as doses depende do imunizante recebido e será indicado pela equipe de vacinadores no cartão de vacina.

Já a terceira dose está liberada para todas as pessoas com 12 anos ou mais.

Adolescentes de 12 a 17 anos com alto grau de imunossupressão devem respeitar o intervalo de 2 meses ou mais, e adultos imunossuprimidos, 28 dias ou mais.

O público em geral a partir de 12 anos deve aguardar quatro meses ou mais, e idosos a partir de 60 anos, três meses ou mais.

A quarta dose da vacina contra Covid-19 pode ser tomada pelo público em geral a partir de 18 anos, com intervalo de quatro meses entre as doses.

Adolescentes imunossuprimidos de 12 a 17 anos também podem recebê-la no mesmo intervalo, desde que comprovem sua condição de saúde.

A quinta dose é ofertada apenas aos adultos, a partir de 18 anos, com alto grau de imunossupressão, e o intervalo também é de quatro meses desde o recebimento da quarta dose.

Vacinação contra Covid-19 para crianças a partir de 6 meses

Desde a última sexta-feira (18), a Semsa está realizando a vacinação contra a covid-19 no público infantil de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades.

A vacina destinada a essa faixa etária, chamada informalmente de “Pfizer Baby” é produzida pelo laboratório Pfizer Biontech, e difere da Pfizer pediátrica, voltada para crianças de 5 a 11 anos.

Para que a criança receba a vacina, pais, mães e demais responsáveis precisam apresentar a certidão de nascimento ou RG, cartão nacional de saúde (SUS) ou CPF, caderneta de vacinação e um documento médico que comprove a comorbidade, laudo, receita ou carteira dos programas de saúde, original e cópia.

A vacinação para esse público está sendo realizada em quatro unidades. São elas:

  • USF Dr. José Rayol dos Santos – avenida Constantino Nery, s/nº, Flores;
  • USF Áugias Gadelha – rua 15, s/nº, Cidade Nova 1, zona Norte;
  • USF Deodato de Miranda Leão – avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória, zona Oeste;
  • USF Alfredo Campos – alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi, zona Leste.