Manaus tem 477.476 pessoas com 18 anos ou mais estão aptas a receber a vacina bivalente, que protege contra formas graves da Covid-19.

É o que revela dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nesta quinta-feira (11).

A imunização está disponível para todos os adultos que receberam pelo menos duas doses de vacinas monovalentes no esquema primário ou reforço, a mais recente delas há pelo menos quatro meses.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Manaus tem o imunizante em 75 pontos de vacinação.

Além das pessoas de 18 anos ou mais, podem receber a vacina bivalente os adolescentes a partir de 12 anos que fazem parte de um dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. São eles:

  • Pacientes imunocomprometidos;
  • Pessoas com comorbidades;
  • Indígenas e quilombolas;
  • Gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto);
  • Trabalhadores da saúde;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • População privada de liberdade,
  • Adolescentes cumprindo medida socioeducativa;
  • E funcionários do sistema de privação de liberdade.

Para receber o imunizante, seja ele da vacina bivalente ou de 1ª ou 2ª dose de vacinas monovalentes do esquema primário, o usuário deve procurar qualquer um dos 75 pontos de vacinação mantidos pela Prefeitura de Manaus e apresentar documento de identidade com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e cartão de vacina.

Crianças e adolescentes

Adolescentes a partir de 12 anos que não integram os grupos prioritários para a vacina bivalente podem receber a 1ª ou 2ª doses, ou dose de reforço, de vacinas monovalentes contra a Covid-19, conforme as normas definidas pelo Ministério da Saúde para cada público, em um dos 75 pontos de vacinação da Semsa.

Os bebês a partir de 6 meses até as crianças menores de 12 anos são atendidos em unidades específicas, dentre as quais 14 voltadas à imunização de bebês de 6 meses a 4 anos de idade, e 35 destinadas à aplicação das doses em crianças de 5 a 11 anos.

Os pontos de vacinação da rede municipal funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo que nove deles têm atendimento em horário ampliado, das 8h às 20h, para facilitar o acesso à imunização para quem não tem disponibilidade no horário comercial. Os usuários podem ainda buscar uma das nove salas de vacina que atendem aos sábados, das 8h às 12h.

RELACIONADAS

+ Vacinação antirrábica é realizada no bairro São Francisco em Manaus

+ Covid-19: Manaus terá 75 pontos de vacinação nesta sexta