Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniram neste domingo (10), para protestar contra a indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Em Brasília, a manifestação na Esplanada dos Ministérios teve baixa adesão, e ocupou apenas uma pequena faixa, não sendo necessário interromper o trânsito na região.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que não divulga estimativa de público. O pequeno grupo levou um trio elétrico ao local e entoaram gritos de “Dino, não”. Os manifestantes pediram ainda que o Senado paute o impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes, e a saída do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Uma das presenças mais festejadas foi a do desembargador aposentado Sebastião Coelho, que ficou nacionalmente conhecido ao fazer duro discurso contra ministros do STF durante julgamento de um dos réus do 8 de janeiro. O desembargador, no seu discurso, se declarou otimista de que o Senado rejeitará a indicação de Flávio Dino para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal.

“Pela justiça por Clezão. Fora Alexandre de Moraes, fora Rodrigo Pacheco e não a Flávio Dino no STF. Nós vamos vencer essa”, declarou o desembargador, bastante aplaudido.

Além do protesto à indicação de Dino, os manifestantes pedem “justiça por Clezão”, como era conhecido o empresário Cleriston Pereira, que morreu no presídio da Papuda, em Brasília, no dia 20 de novembro. A defesa do baiano Clezão fez vários alertas sobre sua condição de saúde, e a Procuradoria-Geral da República (PGR) chegou a pedir o relaxamento de sua prisão, mas todos os pedidos foram ignorados pelo STF.

Estiveram presentes no ato os senadores Rogério Marinho (PL-RN), Magno Malta (PL-ES), Jorge Seif (PL-SC), Izalci Lucas (PSDB-DF), Eduardo Girão (Novo-CE) e Márcio Bittar (União Brasil-AC) e os deputados  Marcel van Hattem (Novo-RS), Nikolas Ferreira (PL-MG) e André Fernandes (PL-CE).

Além de Brasília, capitais como Salvador e Rio de Janeiro tiveram manifestações. Também estão previstos atos em São Paulo, Recife, Curitiba e Florianópolis.

Sabatina

A sabatina e votação da indicação do ministro ao Supremo, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, está marcada para quarta-feira (13).

O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) convocou os apoiadores a voltarem à Esplanada na manhã da votação da CCJ, como forma de pressionar os senadores a barrarem o nome de Dino.

RELACIONADAS

+ Em carta, Flávio Dino promete atuação ‘técnica e imparcial’ no STF

+ Flávio Dino se reúne com bancada do PSD, presidente de comissão e relator