Após polêmica do leilão de arroz, o Ministério da Agricultura e Pecuária nomeou nesta terça-feira (9) o ex-deputado José Guilherme Campos Júnior para Secretário de Política Agrícola.

José Guilherme assume no lugar de Neri Geller, demitido da pasta após suspeita de fraude no leilão de compra de arroz.

Guilherme Campos Júnior é engenheiro cívil e foi deputado federal por dois mandatos pelo Partido Social Democrático (PSD), e o primeiro líder da bancada da sigla na Câmara.

Também foi vice-prefeito de Campinas (SP) e Secretário Municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo. Entre 2016 e 2018 foi presidente dos Correios e já ocupou o cargo de diretor administrativo do Sebrae São Paulo.

Campos assume uma das secretarias mais importantes do Ministério da Agricultura, a pasta é responsável por exemplo pela elaboração do Plano Safra, além de ser o contato principal com o Congresso Nacional. Função essa que era mantida pela seu antecessor Neri Geller.

O novo secretário já tem um desafio pela frente para tentar apaziguar os produtores que ficaram insatisfeitos com o novo valor do Plano Safra divulgado na semana passada.