Nesta segunda-feira (20), começa em Brasília a 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, popularmente conhecida como Marcha dos Prefeitos.

Foram convidados: o presidente do STF, Roberto Barroso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Na última edição, o presidente Lula não compareceu. Neste ano, a assessoria do presidente Lula confirmou sua presença na solenidade de abertura.

Milhares de prefeitos, vereadores, vice-prefeitos, secretários municipais e outras autoridades vão focar no debate sobre a desoneração da folha de pagamento dos municípios, que tem sido ponto de embate entre legislativo e executivo.

Na última atualização, o presidente Rodrigo Pacheco (PSD) anunciou que haveria um acordo com o governo federal. O ministro do STF, Cristiano Zanin também apresentou uma liminar, que manteve a alíquota de 8% para os Municípios, mas apenas por 60 dias.

Paralelamente, a Confederação Nacional do Municípios atua para aprovar a emenda, que prevê um escalonamento da alíquota de 8% em 2024, ampliando para 10% em 2025, 12% em 2026 e ficando em 14% a partir de 2027.

Quando vai acontecer a marcha dos prefeitos

A Marcha começa nesta segunda (20) e vai até a quinta-feira (23). O encontro dos políticos vai acontecer no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.

No primeiro dia de evento, a programação terá reunião com membros do Conselho Político da CNM para debater as prioridades do movimento e definem as questões da marcha.