No último domingo (4), Marcus D’Almeida foi agraciado pela World Archery (Federação Internacional de Tiro com Arco) com o título de melhor arqueiro do mundo em 2023, em um dia marcante que também viu sua conquista do vice-campeonato do Finals do Circuito Mundial Indoor, em Las Vegas.

Essa distinção se soma ao reconhecimento anterior concedido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que o destacou como o melhor do Brasil em sua modalidade.

“Foi um prêmio importante, vai trazer muita visibilidade para a modalidade. O Brasil é o País do futebol, mas também é o de muitas modalidades. O País precisa diversificar os investimentos. Essa é a primeira vez que conquistamos esse prêmio e é muito fruto do investimento. “O Brasil é gigantesco, esse título não é só meu”. Tem muitas pessoas se matando pelo esporte. Tudo isso está sendo muito especial para mim”, declarou o atleta.

Aos 26 anos, Marcus D’Almeida é líder do ranking mundial e acumula uma série de conquistas impressionantes ao longo de sua carreira.

No ano anterior, ele garantiu a medalha de ouro na etapa do México da Copa do Mundo e conquistou o bronze no Mundial de Berlim. Além disso, contribuiu com duas medalhas para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos.

No recente evento do Circuito Mundial Indoor, Marcus D’Almeida enfrentou uma competição acirrada, culminando na derrota para o renomado arqueiro americano Brady Ellison na decisão, este último detentor de três medalhas olímpicas.

Nas fases anteriores, Marcus superou desafiantes como Nicholas D’Amour, das Ilhas Virgens, o britânico Tom Hall e o holandês Steve Wijler.

O talento de Marcus D’Almeida não passa despercebido, e ele figura como um dos principais nomes do Brasil nos Jogos Olímpicos Paris-2024, onde buscará uma inédita medalha olímpica.

Sua trajetória é marcada por quatro medalhas em Jogos Pan-Americanos, seis em Campeonatos Pan-Americanos, três em Campeonatos Sul-Americanos, além de duas em Mundiais e duas em Copas do Mundo.