A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que o incêndio no Pantanal e na Amazônia são causados pela “ação humana”.
A ministra classificou o incêndio que afeta o Pantanal atualmente como”fora da curva” e disse que é uma das “piores situações já vistas”.
“O único meio que nós teríamos de evitar (o fogo) é que as pessoas não queimem. E elas não estão conscientes ainda o suficiente para entender que combater o fogo é evitar o fogo”, disse.
Marina Silva disse que a região vive a pior seca e que os fenômenos El Niño e La Niña têm aumentado o nível das queimadas.
“O fenômeno é incomparavelmente maior do que a capacidade humana de conter estes processos”, disse Marina.
Incêndios no Pantanal
Nesta semana, o governo de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência no estado devido aos incêndios.
As cidades mais atingidas pelo fogo são: Corumbá, Ladário, Porto Murtinho e Rio Verde. As chamas consumiram 541 mil hectares do Pantanal Mato-grossense entre janeiro e junho deste ano, área três vezes maior que a cidade de São Paulo.
O Governo Federal enviou sete aviões e um helicóptero para reforçar os trabalhos de combate às queimadas na região.
Conforme o Ministério do Meio Ambiente, 170 brigadistas do Ibama e do ICMBio já estão no Pantanal, e esse número aumentará para trezentos nos próximos dias.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.