A pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil” confirmou que a estratégia de crescimento mais escolhida pelas empresas, em 94% dos casos apurados, é a do Marketing Digital.

O estudo é produto de uma iniciativa que reuniu Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, contando também com mais de 1.300 participantes.

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Ainda conforme a pesquisa sobre marketing digital, menos de 6% das empresas entrevistadas preferiram alternativas que envolvam outros métodos, como ações de publicidade tradicional e eventos, por exemplo.

Os dados levantados pelo estudo revelam uma alta demanda atual por profissionais capazes de desempenhar um papel relevante, no ambiente digital, nas formas de abordagem comercial das empresas.

Nesse sentido, as corporações recorrem a especialistas que possam executar o planejamento e a criação de estratégias que guiam o usuário em sua jornada de compra online, até transformá-lo cliente.

Marketing Digital e o estrategista digital

O profissional em questão se trata de um Estrategista Digital que, como o próprio nome sugere, é o responsável por criar as estratégias de marketing e vendas de um negócio digital.

As estratégias podem ser direcionadas ao e-commerce, escola ead, plataformas SaaS bem como para startups, e, até mesmo, de negócios físicos que queiram vender na internet.

Para Paulo Bonfá, estrategista digital e founder da Adschool Brasil, vender na internet exige conhecimentos e estratégias específicas.

“E mais do que isso, você precisa criar sua ‘vitrine chamativa’, geralmente uma página de vendas com um layout encantador e uma comunicação que venda. Chamamos isso de Copywriting”, completa.

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Há ainda outros desafios que precisam ser driblados, como, por exemplo, o receio que muitos consumidores têm com compras na internet.

Segundo Patrícia Carmo, CMO e Co-Founder da Adschool Brasil, em uma loja física, o cliente tem uma confiança instantânea na empresa.

Em contrapartida, na internet, talvez, o principal desafio da marca não seja vender em si, mas criar autoridade e gerar confiança para o cliente, o que é chamado de Awareness, ou seja, consciência de marca.

“Com certeza esse é o primeiro passo da jornada de compras online do cliente, e o primeiro passo que o estrategista deve prestar atenção”, enfatiza.