A Maternidade Balbina Mestrinho, por meio do Banco de Leite Humano (BLH) Fesinha Anzoategui, iniciou, nesta segunda-feira, 9, a campanha de doação de frascos para armazenamento de leite materno.

Neste mês, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) intensifica ações de incentivo à doação de leite materno para recém-nascidos.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Entre janeiro e abril deste ano, o BLH Fesinha Anzoategui recebeu doações de 71 frascos. No mesmo período do ano passado, a unidade recebeu 476 recipientes.

A queda na doação dos frascos ocorreu em todos os três bancos de leite do Estado, saindo de 710, de janeiro a abril de 2021, para 316, no mesmo período, neste ano.

Além da doação do líquido produzido em excesso por algumas mães, a doação dos frascos é de suma importância para o armazenamento adequado do leite, a fim de manter sua qualidade até o momento de ser recebido pelas crianças que mais necessitam.

A campanha de doação dos frascos ocorre ao longo de todo o ano, mas terá maior incentivo no período de 9 a 19 de maio.

O coordenador do BLH Fesinha Anzoategui, Fabrício Rolim, esclarece que os recipientes doados devem ser de vidro e com tampa de plástico, com capacidade de armazenamento de 300 a 500 mililitros (ml).

________________________________________

RELACIONADAS

Com baixo estoque de leite humano, maternidade pede doação em Manaus

Com estoque crítico de leite materno, maternidade de Manaus pede doações

Maternidade convoca doadoras para reposição de estoque de leite materno em Manaus

________________________________________

A doação dos frascos pode ser feita de duas formas: diretamente na Maternidade Balbina Mestrinho, na Zona Sul de Manaus, ou com o doador solicitando a retirada dos recipientes em sua casa.

A coleta domiciliar é realizada quando o doador possui mais de sete frascos.

“O frasco de vidro com tampa de plástico é o único recipiente capaz de manter as características físico-químicas do leite humano. O banco de leite tem recebido poucas doações. Isso dificulta todo o processo desde o recebimento até a administração do leite para os bebês que necessitam”, disse Fabrício.

O pedido de coleta pode ser realizado através do contato (92) 99339-0130.

Além da doação por pessoas físicas, empresas também ajudam neste trabalho de captar e doar os frascos.
 
Reforço

Além do BLH Fesinha Anzoategui, o BLH da Maternidade Ana Braga e o BLH da Galileia, localizado na Maternidade Azilda Marreiro, também precisam reforçar seus estoques de frascos.

O BLH Ana Braga realiza a coleta em domicílio a partir de 10 potes. O agendamento pode ser realizado por meio dos contatos (92) 3647-4235 e 98197-1550.

O BLH Ana Braga ainda vai contar, a partir deste mês, com a abertura de um novo posto para coleta de frascos no condomínio Alphaville Manaus 4, no bairro Ponta Negra, Zona Oeste da capital.

O BLH da Galileia também realiza a coleta de potes em casa. O agendamento pode ser realizado pelos números (92) 3643- 5523 ou 99179-5783.

Esses mesmos contatos também podem ser utilizados para agendamento da coleta das doações de leite materno.

________________________________________

  ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS