O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação anunciou o investimento de R$ 200 milhões para aquisição de um supercomputador para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A ministra, Luciana Santos, anunciou também a ampliação dos municípios monitorados pelo Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden).
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O anúncio foi feito durante o seminário sobre emergência climática realizado em Brasília, na quinta-feira (28) e sexta-feira (29), que reuniu representantes de mais de 45 instituições para debater a estratégia nacional do Plano Clima.
Os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), para atualizar as capacidades de infraestrutura do Inpe para previsão de tempo e clima, principalmente sobre eventos extremos.
A ministra explicou que “a importância dessas iniciativas está na preservação do maior número de vidas durante os eventos climáticos extremos e na mitigação dos prejuízos, mas também pela relevância no planejamento estratégico de setores importantes para o Brasil, como energia, agricultura e recursos hídricos”.
Luciana destacou também que os fenômenos climáticos extremos e seus impactos exigem do governo federal ações propositivas e de orientação para que os municípios possam ter condições mínimas de ação.
“É preciso ter uma agenda comum e somar esforços para enfrentar problemas complexos que estamos atravessando, não só no Brasil como no mundo”, afirmou.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também participou do evento e relembrou os desastres ocorridos recentemente na Bahia, em São Paulo, no município de São Sebastião (SP), das enchentes no Rio Grande do Sul e da seca extrema no Amazonas; e disse que “os eventos extremos, que antes batiam à nossa porta, agora arrebentam nossas portas e se instalam da pior forma possível”.
Confira o post na página oficial do MCTI no X, (antigo twitter) deste sábado (30):
RELACIONADAS
+ Lula reforça compromisso do Brasil com a questão climática
+ Ovos fritos gigantes em SP; intervenção chama atenção para crise climática