O grupo sul-coreano BTS terá todos os membros em 2024 alistados no exército coreano.

Nessa terça-feira (21), os últimos quatro integrantes que ainda aguardavam para se alistar já iniciaram os processos para integrar o serviço militar obrigatório no país, segundo a gravadora Big Hit Music.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Namjoon (RM), Jimin, Taehyung (V) e Jungkook irão se juntar aos outros colegas de grupo: Jin, que se alistou em dezembro de 2022; Hoseok (J-Hope) que se alistou em abril deste ano; e Yoongi (Suga), que passou a cumprir o serviço em setembro de 2023.

Alistamento do membro Jin, em 2022

Segundo as leis da Coreia do Sul, o serviço militar obrigatório dura, no mínimo, 18 meses, ou seja, um ano e meio.

Em junho de 2022, o BTS anunciou uma pausa nas atividades em grupo, e desde a data os membros vêm aproveitando para lançar projetos solos.

Entretanto, segundo a empresa responsável pela carreira do grupo, os sete irão retornar em 2025 para dar continuidade a shows e lançamentos.

RELACIONADAS

+ Membros do BTS vão cumprir serviço militar obrigatório por 3 anos

+ Cantor Jungkook, do BTS, lança música e clipe solo ‘SEVEN’

+ Cantor de k-pop, Jimin, bate recorde na Billboard

Alistamento na Coreia do Sul

O serviço militar é obrigatório para os cidadãos do sexo masculino na Coreia do Sul, geralmente entre as idades de 18 a 28 anos. As mulheres, por outro lado, têm a opção de participar voluntariamente.

Os membros do BTS se beneficiaram de uma mudança na legislação no final de 2020, e isso permitiu que artistas reconhecidos pela divulgação da cultura sul-coreana pudessem postergar o alistamento até os 30 anos.

A lei é aplicada apenas para os artistas que receberam medalhas do governo por melhorarem a posição cultural do país ao difundir a influência sul-coreana pelo mundo.

A honraria chegou ao BTS em 2018, quando receberam a Ordem do Mérito Cultural.

Para cumprir o alistamento obrigatório, os habitantes realizam um exame de aptidão.

A partir dele é determinado se eles poderão realizar serviços em uma das áreas das forças armadas: Marinha, Exército Militar, Exército Naval e Força Aérea.

Os compromissos com o serviço militar são um requisito legal para os cidadãos sul-coreanos do sexo masculino e são considerados uma parte importante do dever cívico no país.

Aqueles que tentam se “esquivar” do alistamento podem pagar multas substanciais, ou serem presos.