Na próxima semana, Negociadores do Mercosul e da União Europeia vão se reunir em Brasília para mais uma rodada nas negociações com o objetivo de selar um acordo comercial entre os dois blocos.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O Brasil ocupa a presidência temporária do Mercosul, e na semana passada, encaminhou a resposta ao Protocolo Adicional enviado pelos europeus no mês de abril.

Agora, a expectativa é de que os diplomatas encarregados das negociações discutam comentários e sugestões para que o texto do acordo seja formalmente fechado.

Além do encontro presencial, que acorre na próxima semana, de acordo com o Itamaraty, outras conversas vêm acontecendo em ritmo semanal, em formato de videoconferência.

O Mercosul reafirmou aos europeus compromissos já assumidos, sobretudo a respeito do desenvolvimento sustentável e de comércio.

De acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Brasil já deixou claro, junto aos demais parceiros do bloco, que uma postura de confrontação por parte dos europeus é dispensável e rejeitada.

O Mercosul destacou que, após 20 anos de negociações, esta é a janela ideal para se finalizar de forma rápida o acordo.

RELACIONADAS

+ Presidente Lula chega à Bélgica para Cúpula Celac-União Europeia

+ ‘Acordo Mercosul-UE poderá ser fechado ainda neste ano’, diz Lula

+ Prioridades de Lula no 2° semestre inclui acordo Mercosul-UE