Nesta sexta-feira (7), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou Audiência Pública para avaliação das metas fiscais do Amazonas referentes ao segundo quadrimestre de 2022.

A entrega e o detalhamento dos relatórios fiscais pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) à CAE a cada quatro meses é uma obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal (LFR).

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Participaram da audiência, o presidente da CAE, deputado Ricardo Nicolau, os deputados Serafim Correa e Alessandra Campêlo, o secretário de Fazenda, Alex Del Giglio, e sua equipe que apresentou o relatório fiscal.

Em sua análise, o deputado Ricardo Nicolau destacou que o Amazonas tenha hoje uma das melhores relações entre receita corrente líquida para com a despesa com pessoal.

Que, de acordo com o parlamentar, melhorou muito depois de ajustes feitos pela Secretaria de Fazenda.

“Me chama atenção também o aumento de 192% de investimentos em infraestrutura, o que é muito positivo”, elogiou.

RELACIONADAS

+ Aleam aprova lei que garante à mulher vítima de violência acesso a programa de emprego, no AM

+ Aleam começa discutir PL que propõe prazo mínimo para aumento do ICMS

+ Aleam aprova PL que dispõe de alinhamento e retirada de fios desordenados de postes no AM

Segundo o deputado Serafim Correa, os dados fiscais dos quadrimestres são exitosos, como o feito de ter conseguido deixar os gastos do Estado delimitados pela LRF para baixo do limite prudencial.

“Minha primeira preocupação é com o crescimento dos gastos com previdência, que estão maiores do que o montante gasto com Segurança”, alertou.

As informações e as recomendações feitas pelos deputados durante a audiência serão encaminhadas em relatório para o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).