Cerca de 13,1 milhões de testes rápidos (antígeno) para detecção da Covid-19 deverão ser distribuídos nesta segunda-feira, 31 aos estados do país, conforme previsão do Ministério da Saúde.

A intenção, divulgada pela pasta em meados de janeiro, era de realizar a entrega de 28,2 milhões de exames neste mês, e foram recebidos 15,1 milhões de testes pelos estados e o Distrito Federal até agora.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Desde setembro de 2021 até o momento, o governo federal entregou 43,8 milhões de testes rápidos, quando foi iniciado o Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19 (PNE-Teste). Porém, está em atraso com o cronograma planejado, que era enviar cerca de 60 milhões de testes de antígeno até o fim do ano passado.

Em visita neste sábado, 29 ao Rio de Janeiro, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o problema da falta de testes é algo que tem afetado diversos países e não somente o Brasil.

“Essa questão da falta de testes é um problema mundial. Os Estados Unidos são o maior país do mundo, que têm a maior capacidade econômica do mundo, mas têm problemas com testes. E no Brasil, hoje, nós temos a produção de testes internalizada, aqui mesmo na Fiocruz, onde Biomanguinhos produz o teste rápido de antígeno, o RT-PCR”, comentou.

Segundo o Ministério da Saúde, já foram iniciadas as tratativas com a Fiocruz para a aquisição de novos testes rápidos.

____________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image