O ministério do Turismo vai disponibilizar R$100 milhões para o setor turístico no Rio Grande do Sul. Empreendedores, afetados pelas fortes chuvas no estado, terão recursos para melhorar os seus negócios.
“Esse é um compromisso do governo federal e estamos apoiando inteiramente nossos irmãos gaúchos nesse momento tão difícil para o estado. Sabemos o quanto as chuvas e as enchentes têm prejudicado toda a economia do Rio Grande do Sul. Esse recurso ajudará na reconstrução de equipamentos turísticos importantes para o turismo gaúcho”, destacou o ministro Celso Sabino.
Segundo a Pasta, os recursos devem beneficiar meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.
A medida vai permitir também condições diferenciadas de pagamento para a obtenção de capital de giro, a realização de obras e a aquisição de equipamentos.
O crédito será disponibilizado de modo emergencial, por meio do Novo Fundo Geral de Turismo (Fungetur), programa direcionado, principalmente, para micro, pequenas e médias empresas do país.