A cunhã-poranga Isabelle Nogueira desembarcou no final da manhã deste sábado (20), no Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, arrastando uma multidão de fãs e admiradores. 

Banner Obras Acre 300x225

Conquistando o 3º lugar, Isabelle brilhou durante sua trajetória no BBB 24. Apesar de não ter conquistado o primeiro lugar, ela transcendeu os limites do reality e se tornou um marco cultural para o Amazonas e para o Brasil. 

O que começou como uma participação no programa se transformou em um movimento de união entre duas das maiores tradições da região: os bois Garantido e Caprichoso

Torcedores dos bois azul e vermelho fizeram uma grande festa em comemoração a chegada da Cunhã no aeroporto. 

Walter Davila, torcedor fervoroso do Garantido, expressou sua gratidão e admiração por Isabelle.

“A Isabelle é cultura, ela conseguiu unir boi garantido, boi caprichoso, coisa inédita no Amazonas e mostrando para o Brasil, é a coisa mais linda. Vocês podem ver como exemplo que ela está carregando a cultura desde que ela entrou e saiu do Big Brother, é esse exemplo do aeroporto que o pessoal está insano, a gente pode dizer que ela sim é a nossa campeã, o campeão não é só o prêmio, ela ganhou mostrando a nossa cultura para todo o Brasil e para todo o mundo. Isabelle campeã até o fim, e através disso vai trazer mais valor para a nossa cultura, ela é a nossa ministra da cultura”, disse Walter. 

A participação de Isabelle no BBB 24 não apenas reforçou sua conexão com as raízes culturais, mas também teve um impacto significativo no renascimento do Festival de Parintins, um dos eventos mais importantes da região.

Jô Costa, torcedora do Garantido ressaltou a importância da presença de Isabelle no reality, trazendo visibilidade para o Festival de Parintins. 

“A participação dela foi excepcional, extremamente importante para a gente, para os parintinenses. O festival aqui em Manaus estava um pouquinho apagado logo depois da pandemia. Na pandemia, tivemos muitos problemas. Poucas pessoas foram para Parintins por causa da pandemia. Então, a participação dela trouxe uma explosão para o festival”, destacou a torcedora do Garantido.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2024-04-20-at-14.42.29-1024x768.jpeg
O artista plástico Juarez Lima e a torcedora do Garantido, Jô Costa – Foto: Haliandro Furtado/Portal Norte

Além disso, a influência de Isabelle se estende internacionalmente, atraindo turistas estrangeiros para o Festival e impulsionando a economia local, foi o que estacou Juarez Lima, artista plástico.

“Deus escolheu a Isabelle para essa missão árdua, ela foi preparada, forjada, trazendo uma história singular. Ela conseguiu manter uma unidade, porque o festival precisa de pessoas como ela para projetar esse proposito, porque o festival gera emprego, e impulsiona a economia. A Cunhã mostrou ética, empoderamento, equilíbrio. Além disso, conseguiu levar a cultura amazônica para o mundo, promovendo a gastronomia, os sotaques regionais e a riqueza cultural da região para o Brasil”, enfatizou Juarez Lima.

Artista plástico, Juarez Lima – Foto: Haliandro Furtado/Portal Norte

O artista plástico teve seu quadro em exposição na entrada do aeroporto durante a chegada de Isabelle, Promovendo o trabalho dos artistas do amazonas.

“Esse quadro foi, na verdade, um trabalho que tive com uma diversidade propicia. No dia da briga com o Binn Laden, ela disse que ia dar saco de tucumã para ele. Então, falei, opa, essa saca tem uma riqueza. E aí tiramos, peguei as poupas, peguei uns tucumãs e tirei a cascar. Fiz uma mistura meio que de alquimista. Representar aqui o que ela falou, o Tucumã, o nutriente que beneficia da saúde, que é nosso patrimônio da gastronomia”, concluiu Juarez.

Quadro do artista plástico, Juarez Lima – Foto: Haliandro Furtado/Portal Norte

André Sampaio, torcedor do Caprichoso teceu elogios para a 3ª colocada do reality, enaltecendo a importância de apresentar a cultura para todo o Brasil, e também para o mundo.

“A rivalidade é dentro do Bumbódromo, fora da arena somos unidos pela cultura, pela arte, pela regionalidade. A Isabelle valorizou a nossa cultura, não deixou de mencionar a nação azul quando estava confinada, é amor pelo que somos. Somos do norte, unidos para levar essa festa incrível para tdos que que ainda não conhece o festival. Estou aqui para homenagear essa passagem dela no BBB, e agradecer por preservar a nossa linguagem, sem se preocupar com as críticas. Estamos unidos pela cultura”, disse André.