Durante a live semanal ‘Conversa com o presidente’, transmitida nesta terça-feira (5) de Berlim, na Alemanha, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que há a possibilidade de greves de funcionários públicos federais em breve.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Diversos ministros participaram e argumentaram em favor das medidas e ações tomadas em suas respectivas Pastas neste ano.

De acordo com Esther, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “estimulou” os funcionários e movimentos sociais a pressionarem o governo e que, por conta disso, pode haver alguma greve.

“Pode ser que tenha alguma greve. O ministro (Fernando) Haddad está aqui, o ministro Rui (Costa), a gente tem discutido. O espaço orçamentário para isso não é tão grande, as expectativas estão altas, a gente não tem tanto recurso, mas estamos dialogando com todo mundo”, afirmou a ministra.

Ela foi questionada por Lula sobre as greves e respondeu que o governo federal retomou o diálogo com os servidores públicos desde o começo da nova gestão presidencial e que, por isso, os trabalhadores “fazem a pressão deles”.

Por fim, a ministra reforçou que a principal dificuldade em negociar com o funcionalismo é o espaço orçamentário que não permite grandes concessões.

RELACIONADAS

+ Servidores não emendarão o feriado do Dia de Finados

+ Servidores não emendarão o feriado do Dia de Finados