O ministro das Cidades, Jader Filho, destacou que a população das cidades, situadas no contexto amazônico, devem ser protagonistas para minimizar problemas ambientais.

Banner Obras Acre 300x225

O discurso foi durante o Fórum UrbanShift nesta terça-feira (16), em Belém (PA).

“Não consigo acreditar em um futuro promissor sem a inserção das pessoas nesta discussão. Como é possível transformar esses atores, que estão no cotidiano da Amazônia, e, ao mesmo tempo, deixá-los invisíveis? Não podemos ignorar o fato de que as pessoas são peças fundamentais na elaboração das ações que visam frear as mudanças climáticas, visto que em uma realidade com a amazônica, a maioria da população vive nas cidades da Amazônia”.

O ministro defende que todos devem lutar pela causa mundial climática e reforçou que a ação, partindo dos centros urbanos da região amazônica, é benéfica, não apenas ao meio ambiente, mas também à qualidade de vida das pessoas.

“Se nós, quando falamos de meio ambiente, só falamos da floresta e da biodiversidade, esquecendo que essas pessoas precisam comer, ter qualidade de vida, como essas pessoas vão se sentir partes integrantes nessa luta?”, disse.

Fórum UrbanShift

O evento reúne na capital paraense até sexta-feira (19) autoridades nacionais, representantes de entidades internacionais, sociedade civil e instituições do setor privado.

O objetivo é discutir sobre desenvolvimento sustentável e soluções para as mudanças climáticas.

Esta é a primeira vez que o evento é realizado na América Latina.

O Fórum objetiva debater sobre o papel das cidades no debate de mudanças climáticas.