Nesta quarta-feira (27), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que deve publicar duas medidas provisórias que vão diminuir contas de energia.

O ministro destacou que a determinação de uma das medidas irá usar os recursos da Eletrobras e garantir economia na conta dos brasileiros.

“Nós estamos apresentando uma proposta para que a gente possa securitizar os recursos devidos pela privatização da Eletrobras aos brasileiros e possa pagar essa conta a fim de minimizar os custos de energia no Brasil”, disse o ministro.

Ajustes no Amapá

No Amapá, a medida provisória irá frear os reajuste médio de energia elétrica, que foi estipulado em 44,41%, com a medida deverá ficar em 10%.

O reajuste foi aprovado pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de Revisão Tarifária Extraordinária da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).

Em 2023, o presidente Lula e o ministro Silveira anunciaram ajuda de R$ 350 milhões para aliviar os efeitos do reajuste, mas ainda não foi definido como será distribuído e aplicado.