O ministro do Esporte, André Fufuca, defendeu, nesta quinta-feira (9), a paralisação de todos os campeonatos de futebol do Brasil.

Em conversas com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o ministério discute a possibilidade de suspender o calendário diante das enchentes que ocorrem no Rio Grande do Sul.

Segundo dados da Defesa Civil, divulgados nesta sexta-feira (10), as fortes chuvas já provocaram a morte de 113 pessoas.

Sobre a paralisação, a ideia seria não prejudicar os clubes gaúchos como Grêmio, Internacional e Juventude, que recentemente apresentaram dificuldades de deslocamento e para treinarem.

Em caso de suspensão do calendário da CBF, a medida valeria tanto para as equipes masculinas quanto para as femininas. Ainda na última sexta-feira (6), a CBF decidiu por suspender os jogos dos times gaúchos até o dia 27 de maio.

“O futebol deveria ser paralisado. É um prejuízo humanitário e esportivo. Parar por duas semanas seria razoável. Enviaremos um ofício nesta 6ª feira (10.mai) para a CBF, nos colocando à disposição para dialogar e encontrar um caminho conjunto”, disse Fufuca.

Diante das enchentes, os estádios do Internacional e Grêmio não poderão receber jogos, pois como se localizam à beira do lago Guaíba, ficaram alagados.