O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Luiz Campbell Marques, será sabatinado, nesta quarta-feira (19), no Senado Federal, para o cargo de corregedor Nacional de Justiça no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Se o nome for aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) após sabatina, a indicação será votada pelo Plenário.
Na última reunião deliberativa do colegiado, em abril, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) apresentou um relatório favorável indicando ele para o cargo.
Em nota, a Escola Superior da Magistratura do Amazonas parabenizou a indicação:
“Temos certeza de que esta criteriosa escolha é fruto de vosso elevado espírito público e extrema dedicação, seriedade e competência no cumprimento de suas funções em levar a justiça a todos os brasileiros”.
Quem é Mauro Campbell?
Mauro Campbell graduou-se em ciências jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett, no Rio de Janeiro, em 1985.
Em 1987, iniciou sua carreira no Ministério Público do Estado do Amazonas como Promotor de Justiça, onde permaneceu até 2008.
Ele renunciou ao terceiro mandato como Procurador-Geral de Justiça para tornar-se Ministro do Superior Tribunal de Justiça, cargo que ocupa atualmente.
No Poder Executivo do Amazonas, entre 1991 e 1995, ocupou os cargos de Secretário de Estado de Justiça, Segurança Pública, e Controle Interno, Ética e Transparência.
Entre 2018 e 2022, atuou como ministro substituto e efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e presidiu a comissão de juristas responsável pela elaboração de anteprojeto de reforma da Lei de Improbidade Administrativa.
Atualmente, Mauro Campbell é diretor da Escola Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira e membro da Academia Brasileira de Direito Tributário.