O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, participa nesta terça-feira (19), em Breves, no Arquipélago do Marajó, do lançamento da Escola de Conselhos do Pará.

Segundo o MDHC, a Escola de Conselhos irá formar e capacitar conselheiros tutelares e demais atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, para combater violações de direitos e enfrentar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Marajó.

“Sem a presença do Estado brasileiro e sem participação social não há políticas públicas efetivas. O Marajó merece respeito. Respeitemos a dignidade da população marajoara!”, destacou o ministro.

A ação do governo federal na região faz parte do programa Cidadania Marajó, coordenado pelo ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), por meio de convênio com a Universidade Federal do Pará (UFPA).

O MDHC destinou, em 2023, R$ 1 milhão para a implantação da Escola de Conselhos no Pará, sendo 50% para o Marajó e 50% para outros municípios.