Na manhã desta terça-feira (5), diretamente de Berlim, na Alemanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; e o ministro da Agricultura e Pecuária, Henrique Fávaro, falaram sobre as negociações feitas na COP-23 e na Alemanha.

Lula enfatizou que o Brasil “voltou a ser um país respeitado”. “É importante que o Brasil aprenda a ser grande”, disse. Ao final, o presidente disse que foi sua última reunião para o exterior. “Vou percorrer o Brasil”.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Economia

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que empresários árabes “confirmaram a intenção de continuarem investindo no Brasil”. Segundo o ministro, serão “10 bilhões em projetos , empresas e projetos de infraestrutura no Brasil”.

Haddad disse ainda que o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, anunciou uma “nova rodada de investimentos industriais da Alemanha no Brasil”.

Questionado pelo presidente, Haddad afirmou que o povo brasileiro pode esperar uma “economia mais forte” após aprovações de pautas econômicas do governo no Congresso, entre elas, a Reforma Tributária.

Amazônia

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, também esteve na live e falou sobre nacionalização do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a validação do Sistema Agroflorestal.

Paulo Teixeira citou o açaí que, segundo ele, é 10 vezes mais rentável que a soja e a pecuária. Para o ministro, o Sistema
florestas produtivas na Amazônia (validado na COP-28).

O programa Florestas Produtivas na Amazônia será conjunto ao da Agroindústria. “Se o agricultor familiar vende o açaí na safra, ele vai vender na baixa. Outra coisa é ele despolpar o açaí e poder congelar e vender na alta”, disse o ministro.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o ministro do trabalho, Luiz Marinho; a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, também estiveram na live com o presidente Lula.

Acompanhe na íntegra:

Ainda hoje, por volta das 14h, o presidente Lula deixa Berlim e viaja em destino ao Rio de Janeiro, onde acontece a Cúpula do Mercosul, que deve ser destaque na agenda pelos próximos dias.

RELACIONADAS

+ Lula vai insistir em acordo entre Mercosul e União Europeia

+ Na Alemanha, Lula assina Declaração Conjunta de Intenções