O “Tripa do Boi” é um dos protagonistas do Festival Folclórico de Parintins. Mas você sabe o item desempenha o papel que é essencial na preservação e promoção da cultura popular amazônica?

Item 10 no Festival Folclórico, o “Tripa do Boi” refere-se ao artista responsável por dar vida ao boi-bumbá durante as apresentações, no caso Caprichoso e Garantido, que estarão no Norte Bumbás 2024, que acontece em 14 de junho.

Este papel é fundamental para a execução dos espetáculos. O “Tripa” veste a fantasia do boi e realiza movimentos que imitam a dança e a personalidade do animal.

O “Tripa do Boi” deve possuir uma grande habilidade física e um conhecimento profundo das tradições e coreografias do festival.

Durante as apresentações, ele manipula a estrutura, que é construída sobre uma armação leve. Geralmente, a alegoria é feita de madeira ou alumínio, coberta com tecido colorido e decorado com motivos folclóricos.

Além de dominar a técnica, o “Tripa” deve transmitir a energia e a emoção que caracterizam o boi-bumbá, figura central nas celebrações de Parintins.

Festival Norte Bumbás

Em resposta à crise da Covid-19 no Amazonas, o Grupo Norte de Comunicação organizou a Live Norte Bumbás para arrecadar recursos e apoiar o setor cultural. O sucesso do evento impulsionou a realização de edições subsequentes, cada vez mais grandiosas e impactantes.

Neste ano, o Norte Bumbás se transforma em um festival que celebra a expressão artística do folclore amazônico. A 5ª edição do Festival Norte Bumbás, com o tema “Urihi: A Grande Terra-Floresta”, destaca a cosmologia do povo Yanomami.

“Urihi”, no idioma Yanomami, significa terra-floresta, considerada uma entidade viva que abriga povos originários, animais e vegetação. O festival rende homenagem a esses elementos e à cultura Yanomami.

Com diversas atrações, incluindo itens do Festival de Parintins e representantes da cultura amazonense, o Festival Norte Bumbás acontece na Casa Rayol, a partir das 19h.