Nesta segunda-feira (15), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira anunciou a criação de um Grupo de Trabalho. Segundo o ministro, o objetivo será monitorar o preço do petróleo em vista dos conflitos recentes no Oriente Médio.

Durante o anúncio, Silveira afirmou que não há elementos que apontem para um cenário complicado.

Entretanto, o aumento das tensões na região acendem o alerta para a construção de propostas que minimizem os efeitos de um possível desabastecimento da commodity no futuro.

Além de monitorar o preço do petróleo, o ministro explicou que o MME deseja uma aproximação entre governo, Petrobrás e distribuidoras de combustíveis. Diante disso, a ideia é debater articulações estratégicas em caso de uma crise global.

“Respeitando a governança do setor privado e da Petrobras, mas todos nós estaremos atentos para qualquer emergência mais vigorosa nos podermos ter condição de discutir com todos soluções para a economia nacional”, afirmou Silveira.

Apesar dos temores pela alta no petróleo, nesta segunda-feira o preço do barril de petróleo tipo brent abriu o mercado com uma queda no valor. O barril está sendo negociado a U$ 90,51 (1,09% de queda).