O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, decidiu por suspender a exigência da dupla autenticação no sistema de filiação de partidos.

A decisão implica no período em que parlamentares podem mudar de partidos para a disputa das eleições, a chamada janela partidária. A janela, que tem duração de 30 dias, teve abertura nesta quinta-feira (7) e vai até o dia 5 de abril.

Até então, o sistema de filiação partidária exigia que para o registro de dados de um novo filiado, a confirmação ocorresse em uma outra plataforma, o e-título.

Em vista das dificuldades encontradas, ao realizarem o cadastro no novo sistema, os parlamentares exigiram a suspensão da dupla autenticação durante a janela partidária.

Entre as críticas ao novo sistema de cadastro, as principais foram em relação a lentidão da plataforma além da biometria que também gerou problemas.

Segundo os representantes dos partidos, ainda nesta quinta-feira (7) o sistema para a realização do cadastro de novos filiados será ajustado.