O Plenário do Supremo Tribunal Federal começou a julgar, nesta quarta-feira (13), quatro réus acusados pelos atos golpistas do 8 de janeiro. 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator, Alexandre de Moraes votou para condenar o 1º réu, Aécio Lúcio Costa Pereira, por 5 crimes e propôs uma pena de 17 anos de prisão. 

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

O ministro revisor do caso, Nunes Marques divergiu parcialmente do voto de Morais e, logo em seguida, a ministra Rosa Weber finalizou a Sessão, que deve continuar nesta quinta-feira (14).

Outros 9 ministros ainda vão votar na sequência do julgamento e poderão propor a absolvição do réu ou a condenação.

Aécio Lúcio Costa Pereira, de 51 anos, morador de Diadema-SP, esteve em Brasília no dia 8 de janeiro para participar das ações antidemocráticas.

Ele foi preso em flagrante no plenário do Senado Federal, local em que estavam os manifestantes mais agressivos, conforme depoimentos dos policiais legislativos.

O réu é acusado de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

O desembargador aposentado Sebastião Coelho da Silva, advogado que defende Aécio, disse que o ministro Alexandre de Moraes é suspeito de julgar o caso. Além disso, durante o julgamento, declarou: “Vossas Excelências são odiadas”.

RELACIONADAS

+ STF julga primeiros quatro réus por depredação em 8 de janeiro