O ex-presidente da África do Sul e ganhador do Prêmio Nobel da Paz Frederik Willen de Klerk morreu nesta quinta-feira, 11, aos 85 anos. As informações são da Fundação FW de Klerk.

– Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp

– Compartilhe esta notícia no seu Telegram

Frederik morreu em sua casa em Fresnaye, na Cidade do Cabo, no início da manhã desta quinta-feira, 11, após sua luta contra o câncer de mesotelioma (tumor do tecido que reveste os pulmões).

“Ele deixou sua esposa Elita, seus filhos Jan e Susan e seus netos”, disse a fundação.

Klerk foi o último líder do apartheid sul-africano e dividiu o prêmio Nobel da Paz junto com Nelson Mandela em 1993, quando foi libertado da prisão, e assumiu a presidência do país.

Mandela sucedeu FW de Klerk e foi o primeiro presidente negro do país, nas primeiras eleições multirraciais da África do Sul.

FW de Klerk foi o último presidente branco da África do Sul e também responsável por libertar Mandela e outros presos políticos. Apesar de ter ganho o Nobel da Paz, seu legado gera controvérsias até hoje.

O apartheid foi uma política de segregação racial do estado que vigorou entre 1948 a 1993 na África do Sul (apartheid significa “separação” na língua africâner, que é derivada do holandês) e durou 40 anos.

_________________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Morre aos 63 anos a jornalista Cristiana Lôbo

 

Confira as 257 vagas de emprego disponíveis para esta quinta-feira em Manaus

 

Em Manaus, mais dois shoppings terão vacinação da covid-19

 

INSS: cerca de 85 mil brasileiros podem ter o benefício suspenso

 

Cartões ‘Auxílio Estadual Permanente’ seguem sendo distrbuídos pelos próximos 14 dias em Manaus