O arcebispo sul-africano Desmond Tutu morreu aos 90 anos na manhã deste domingo, 26.  A causa da morte não foi especificada, mas Tutu lutava contra um câncer de próstata durante os anos 1990, que o lavou a ser internado em hospitais diversas vezes. A informação foi confirmada pelo presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

“A morte do arcebispo emérito Desmond Tutu é outro capítulo de luto no adeus de nossa nação a uma geração de sul-africanos excepcionais que nos deixou uma África do Sul liberta”, disse Ramaphosa.

Em 1994, com a eleição de seu amigo Nelson Mandela como presidente, Desmond Tutu, que deu à África do Sul o apelido de “Nação Arco-Íris”, presidiu a Comissão de Verdade e Reconciliação (TRC), iniciativa para combater o ódio racial.
O regioso já estava com a saúde debilitada e não falava mais em público, mas sempre saudava as câmeras presentes em suas aparições.

_______________________________

RELACIONADAS

+ Morre aos 87 anos, escritora Joan Didion, cronista da sociedade norte-americana

+ Após realizar sonho de assistir Homem-Aranha, adolescente morre com câncer em hospital do Rio de Janeiro

Morre em Manaus o jornalista Haroldo Furtado de Paiva

__________________________________

A Fundação Mandela chamou sua partida de “perda incomensurável”. “Para tantas pessoas na África do Sul e ao redor do mundo, sua vida foi uma bênção”, pontuou a organização, chamando-o de pensador, líder e pastor.

Tutu deixa a esposa, Nomalizo Leah, e quatro filhos.

Ativista dos direitos humanos, o religioso discusava sobre a ocupação do território palestino por Israel, os direitos da população LGBTQIA+, mudanças climáticas e outros assuntos de relevância mundial.

___________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

image

 
 

image

 
 

image

 
 

image

 
 

image