O ex-governador José Wilson Siqueira Campos, fundador do estado do Tocantins, morreu aos 94 anos, na noite desta terça-feira (4).
+ Envie esta íntegra no seu WhatsApp
+ Envie esta íntegra no seu Telegram
O político estava internado desde o dia 29 de junho em um hospital particular de Palmas, após sentir dores agudas por todo corpo.
No último sábado (1º), ele deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com quadro de infecção pulmonar e precisou ser entubado.
Campos não resistiu a uma infecção generalizada e morreu no início da noite desta terça.
O ex-governador sofreu uma piora em seu estado de saúde após ser diagnosticado com septicemia e crise renal aguda.
A notícia foi confirmada por seu filho, Eduardo Siqueira Campos, e pela assessoria do pioneiro.
A família também se pronunciou a respeito da morte do ex-governador.
Nota à imprensa
“A família Siqueira Campos comunica a todos os tocantinenses que o nosso grande líder e visionário, José Wilson Siqueira Campos, 94 anos, nos deixou na noite desta terça-feira, 4 de julho. Internado desde a última quinta, 29 de junho, o ex-governador teve uma piora do quadro de saúde após ser diagnosticado com quadro infeccioso (septicemia) e crise renal aguda. A família informa ainda que o velório ocorrerá, nesta quarta-feira, 5 de julho, no Palácio Araguaia, mas ainda sem horário definido para se iniciar. Por fim, agradece a todos pelo carinho, solidariedade e orações.”
Legado do político
José Wilson Siqueira Campos, figura emblemática da política tocantinense, dedicou grande parte de sua vida à construção e consolidação do estado do Tocantins.
Nascido em 1º de agosto de 1928, em Ponte Alta do Bom Jesus, no sul do estado de Goiás (atualmente Tocantins), Siqueira Campos foi um dos principais líderes do movimento separatista que culminou com a criação do Tocantins em 1988.
RELACIONADAS
+ Morre mãe do ministro Fernando Haddad, em São Paulo, aos 85 anos
+ Ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence morre neste domingo, 2
+ Aos 86 anos, morre ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli
Sua trajetória política começou nos anos 1950, quando foi eleito vereador em Porto Nacional e posteriormente prefeito da mesma cidade.
Ao longo de sua carreira, o político ocupou importantes cargos públicos, incluindo a presidência da Assembleia Legislativa do então estado de Goiás.
Após a emancipação do Tocantins, Campos se tornou o primeiro governador do estado, exercendo o cargo por quatro mandatos não consecutivos.
Durante suas gestões, implementou diversas políticas públicas que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social da região, promovendo a industrialização, o agronegócio, a educação e a infraestrutura.