Neste sábado (4), uma mostra de cinema vai exibir as obras produzidas por comunitários durante o projeto Comunidade in Set, em Manaus.

O evento será realizado às 19h, na quadra da escola estadual Ruy Araújo, na Cachoeirinha, Zona Sul, nas proximidades do Terminal de Integração 2 (T2).

A programação encerra as atividades do projeto coordenado pelo cineasta premiado e produtor cultural, Bruno Pereira.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A proposta conta com recursos do edital Manaus Faz Cultura 2022, e atende ao programa Cultura Itinerante da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult).

As obras cinematográficas foram produzidas após a participação dos alunos nas oficinas de história do cinema, técnicas de filmagem, fotografia, iluminação e direção.

Os participantes também tiveram formações de som para o cinema, interpretação para cinema e TV e, por fim, técnicas de direção e produção de Cinema de Guerrilha.

Prática de cinema na comunidade durante aula de som - Foto: Márcia Vargas/Comunidade in Set
Prática de cinema na comunidade durante aula de som – Foto: Márcia Vargas/Comunidade in Set

Cinema que transforma

Mais que promover a inserção dos comunitários do universo da Sétima Artes, o projeto Comunidade in Set reascendeu sonhos deixados de lado pelo tempo.

A princípio, a dona de casa Luh Lopes, de 49 anos, iria acompanhar o filho, Emanuel Amorin, de 16, mas foi envolvida pela atmosfera cultural e pretende continuar seguindo pela arte.

“Eu como mãe incentivadora de sua carreira artística dele (do filho), resolvi também fazer parte do projeto e adorei participar. Na aula de interpretação pude sentir de como é mágico vivenciar tudo isso”, compartilhou.

Para o gerente de postos de combustíveis, Eudes Pinto, de 53 anos, o projeto o fez sentir confiança para buscar novos sonhos. Prova disso é que ele é um dos personagens que atua no curta-metragem da turma.

“Sempre gostei de teatro e nunca imaginei que faria isso. Avalio (o projeto) como uma das melhores experiências da minha vida. Apesar da idade, acredito que é um começo para algo novo, que não imaginava que poderia acontecer. Pretendo seguir em frente e aprender mais”, ressaltou Eudes.

Bruno Vinicius na direção do curta-metragem - Foto: Márcia Vargas/Comunidade in Set
Bruno Vinicius na direção do curta-metragem – Foto: Márcia Vargas/Comunidade in Set

Bruno Vinicius é o roteirista e diretor do curta-metragem gravado pela turma. Ele conta que já estudava o cinema pela internet, mas que o projeto foi uma oportunidade de mais aprendizado.

Para garantir a formação e o acesso aos conteúdos ministrados pelos profissionais, o jovem precisou, por algumas vezes, caminhar da avenida Constantino Nery, bairro São Geraldo, até o local do curso, na Cachoeirinha.

“Essas 3 semanas serviu para abrir minha visão sobre fazer cinema, ainda mais no Amazonas, onde tem uma rica cultura. Abri minha visão, vi que com esforço e dedicação podemos fazer do nosso estado um grande polo de cinema, começando por nós”, enfatizou.

Rodrigo Souza no set de filmagem do curta gravado pelos comunitários - Foto: Márcia Vargas/Comunidade in Set
Rodrigo Souza no set de filmagem do curta gravado pelos comunitários – Foto: Márcia Vargas/Comunidade in Set

O professor de luta, Rodrigo de Souza, de 36 anos, que deu vida a um personagem no curta-metragem da turma, fala da importância do projeto para a comunidade e agradece o conhecimento compartilhado.

“Foi muito bom participar do Comunidade in Set, foi de grande aprendizado. As pessoas que estavam ministrando as oficinas eram de altíssima qualidade e é importante que o projeto seja difundido também em outras comunidades, a arte muda a vida das pessoas”, finalizou Souza.

Conhecimento compartilhado

As oficinas foram ministradas pelos seguintes profissionais do audiovisual:

– Bruno Pereira, cineasta e produtor cultural (coordenador do projeto);

– Thiago Moraes, graduado em Produção Audiovisual (UEA), cineasta e técnico de audiovisual da Ufam;

Formação contou com alunos de todas as idades - Foto: Márcia Vargas/Comunidade in Set
Formação contou com alunos de todas as idades – Foto: Márcia Vargas/Comunidade in Set

– George Augusto, produtor audiovisual, cineasta, pesquisador, professor e mestre em Comunicação e Sociedade (UFT);

– Jôce Mendes, formada em Teatro (UEA), pós-graduada em Arte da Cena (UEA), atua como atriz, professora e apresentadora;

– Saleyna Borges, jornalista e especialista em Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais, atua como produtora audiovisual.