A Operação ‘Via Segura’ apreendeu 141 motocicletas irregulares usadas nos “rolezinhos”, na madrugada desta segunda-feira (6), do trânsito em Manaus.

A ação foi realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), em parceria com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O principal objetivo da parceria é combater infrações de trânsito decorridas dos encontros de motociclistas para os chamados “rolezinhos” e orientar quem trafega no trânsito na capital.

Os órgãos reforçam que não são contra a atividade, porém, que esta deve ser realizada em locais aprovados e com a devida segurança

Ações na Região Metropolitana

De acordo com o subcomandante da PMAM, coronel Algenor Teixeira, outras regiões estão recebendo a fiscalização.

A Região Metropolitana, com municípios de Iranduba, Itacoatiara e Manacapuru as fiscalizações estão focando na parte pedagógica.

Em Parintins, distante 369 quilômetros da capital, está ocorrendo a operação “30 dias”.

Conforme Arthur Cruz, gerente de operações do Detran-AM, essas ações buscam, reduzir o número de veículos com irregularidades.

Da última quinta até a madrugada desta segunda, foram removidos 64 veículos nas zonas Leste e Norte; 55, na Zona Oeste e 22, na Zona Sul.

RELACIONADAS

+ IMMU registra 243 mortes em acidentes de trânsito em Manaus em 2022

+ Motociclista de 24 anos morre após grave acidente na Zona Leste de Manaus

+ Dirigir sem habilitação ou com CNH suspensa gera multa de R$ 880

Irregularidades no rolezinho

Ainda de acordo com o gerente de operações do Detran-AM, foram constatadas várias irregularidades, dentre elas, condutores sem carteira de habilitação.

Condução segura com capacete – Foto: Wikimedia/Noah Wulf

Além disso, também foi notificado licenciamento em atraso, condução sem capacete de segurança, sem retrovisores, sem placas, descarga livre, entre outros.

Arthur Cruz revelou que com base em denúncias encaminhadas à Ouvidoria do Detran-AM, foi possível planejar e montar as ações.

Com a iniciativa de segurança, com a PMAM e também com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), foi possível inibir três “rolezinhos”.

O gerente de operação do Detran-AM reforça que para acionamento emergencial, a população deve ligar para o 190, o serviço oficial de chamadas da PMAM.

Transporte por moto – Foto: Wikimedia/Diego Cavichiolli

Denúncias podem ser feitas pelo 181, o disk-denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Outro meio de denúncia é através de e-mail da Ouvidoria da instituição ([email protected]) ou pelo número (92) 3643-0022.

*Sob supervisão de Francisco Santos