Trio suspeito de participar de uma tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte) durante assalto à uma carga de ouro ilegal, realizado em dezembro de 2023, foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) nesta quinta-feira (4).

Uma mulher e dois homens foram presos pela Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) ainda no dia do ocorrido. A carga de barras de ouro, de 47 kg e avaliada em R$ 15 milhões, não chegou a ser levada pelos acusados. Os policiais chegaram ao local do roubo e foram presos em flagrante.

A mulher e um dos homens denunciados também vão responder por comunicação falsa de crime. No dia, os dois informaram o suposto roubo do carro com placa adulterada usado no assalto.

Além deles, os dois homens que transportavam o material foram presos em flagrante no dia do ataque, processados e condenados por usurpação de patrimônio da União.

Apesar de os crimes serem julgados e processados pela Justiça Estadual, o MPF entende que, pela carga ter origem de um garimpo ilegal, a competência para julgar o caso deve ser da Justiça Federal.

Relembre o caso

A equipe da Rocam recebeu uma denúncia informando sobre um roubo em andamento próximo a uma loja de variedades. No relato, dois carros estariam envolvidos na ocorrência, um Gol branco, de placa PHW 2G47, que estava transportando a carga de ouro, e um Fiat Doblò, de placa OAJ 7J07.

Os ocupantes do Doblò efetuaram um ataque para roubar as barras e dispararam contra os passageiros do outro veículo, segundo a polícia. No local, os militares visualizaram os dois carros parados na via.

Funcionários da loja informaram que um dos envolvidos estava se escondendo dentro do estabelecimento. Um dos homens teria fugido em direção a uma oficina no outro lado da avenida. Os suspeitos foram presos pela Rocam nos locais indicados pela população.

Durante busca no veículo Gol, a Rocam encontrou duas malas com as barras de ouros e, no Dobló, os policiais militares encontraram uma arma de fogo, pistola Glock G25 380mm.

Além do ouro e arma de fogo, a equipe apreendeu outros objetos nos dois carros, como um carregador de Glock 25G com 14 munições intactas e uma caixa de munição 380mm com 24 munições.

A PMAM ainda encontrou uma caixa de dispositivo para perfurar pneu, uma faca, dois celulares Iphone, um GPS e R$ 6.184,00 em espécie.