A Caixa Econômica Federal (CEF) foi notificada nesta quarta-feira, 29, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) do Distrito Federal.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

O texto da notificação pede que seja entregue ao órgão o conteúdo de todas as denúncias por funcionários feitas contra o ex-presidente da estatal, Pedro Guimarães.

Ele deixou o cargo em meio ao escândalo provocado por denúncias de assédio sexual feitas por empregadas do banco. Há também relatos de assédio moral.

A notificação do MPT foi enviada à Caixa e também a Pedro Guimarães na tarde de quarta. Com isso, poderá buscar a responsabilização pessoal do ex-presidente do banco público mesmo que ele já tenha deixado o cargo.

_______________________

RELACIONADAS

MPF apura se mais dirigentes da Caixa praticaram ou acobertaram assédio sexual

 Após demissão de Pedro Guimarães, secretária da Economia é nomeada para presidência da Caixa

 Após denúncias de assédio sexual, presidente da Caixa oficializa demissão em carta

 Presidente Bolsonaro escolhe Daniella Marques para ocupar lugar de Pedro Guimarães na presidência da Caixa

 MPF investiga Pedro Guimarães, presidente da Caixa, por assédio sexual

 Funcionárias denunciam presidente da Caixa por assédio sexual

_______________________

O órgão também pediu a relação de denúncias enviadas ao canal interno de comunicações contra outros executivos do banco, desde 2019. A instituição financeira terá dez dias para responder.

A chamada “notícia de fato” foi oferecida ontem pelo procurador do Trabalho Paulo Neto. Como é o responsável por investigar casos relacionados ao tema no MPF do Distrito Federal, caberá a ele mesmo fazer a análise preliminar das denúncias e decidir se dá seguimento às investigações.

No Congresso, o líder da oposição no Senado, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), protocolou ainda na terça-feira um requerimento pedindo a convocação de Guimarães para dar explicações na Comissão de Direitos Humanos sobre as denúncias de assédio.

___________________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS