O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em conjunto com a Secretaria de Inspeção do Trabalho, lançou nesta quinta-feira (18), a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CANPAT 2024).

Segundo o MTE, o foco central da campanha é a segurança em máquinas e equipamentos. O objetivo da ação é atingir os trabalhadores do Brasil, em especial, os membros da Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Na ocasião, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, propôs aos bancos públicos linhas de financiamento para a renovação de máquinas e equipamentos no parque industrial.

“Se é verdade que equipamentos estão provocando mais acidentes na escala, são a maioria, alguma coisa está errada lá nas plantas. E se não atacarmos esse processo, não há campanha que resolva, não há sensibilização que resolva, se o equipamento está inadequado”, disse o ministro.

A CANPAT de 2024 se inicia em abril e vai até dezembro. Durante esse período, a campanha promoverá eventos presenciais e on-line, com foco temáticas referentes à prevenção de acidentes por máquinas e equipamentos em todo Brasil.

Entre 2018 e 2022, ocorreram em média 578.920 acidentes de trabalho, provocados por máquinas, que resultaram em 2.800 óbitos.