Após o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) anunciar mudança no horário de votação das Eleições 2022, alguns eleitores de Manaus desatentos acabaram não exercendo seu direito ao voto. 

A mudança aconteceu na maior parte do Amazonas, incluindo Manaus, que iniciou às 7h e encerrou às 16h.

 Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

O pedreiro Ricardo Freitas da Silva, de 43 anos, disse que não conseguiu votar, pois “pensava” que os portões seriam fechados somente às 17h.  

Ele vota na Escola Municipal Jarlece da Conceição Zaranza, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus.

Morador do bairro São José, Ricardo reclamou da mudança de horário neste pleito. 

“Me atrapalhei todo com o horário. Pensei que ainda fosse até as 17h, como antes. Quando cheguei aqui, o portão já tinha sido fechado, fiquei sem votar”, disse ele em frente a escola, com o título na mão.

Sem atenção

Outra eleitora que ficou sem votar por conta da mudança de horário foi a dona de casa Maria do Carmo Ferreira, de 47 anos.

Ela exerce a sua cidadania na Escola Estadual Jose Bernardino Lindoso – o Quarentão-, na Rua Coronel Sávio Belota, Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. 

“Infelizmente, não me atentei ao horário, mesmo vendo a divulgação nos meios de comunicação. Agora, me resta justificar o voto”, lamentou. 

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM), a escola Quarentão possui 28 seções, para um total de 11.004 eleitores aptos a votar.

Outros problemas enfrentados pelos eleitores foi a mudança de seção avisada pelos servidores do TRE em cima da hora, e atraso por problemas pessoais. 

________________________________________

RELACIONADAS

+ Confira apuração em tempo real do pleito no TO

+ Votação para presidente do Brasil é encerrada pelo mundo

+ Eleitor que estiver em filas vai conseguir votar, garante TSE

________________________________________

Foram os dilemas da industriária, Neuzilene Mendonça, de 33 anos, e a dona de casa, Rana Lousane, de 21anos, com a filha de um mês de vida nos braços, que não conseguiram chegar a tempo para votação. 

Elas também votam na Escola Municipal Jarlece da Conceição Zaranza, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. 

Em entrevista a equipe do Portal Norte, a industriária disse que os servidores do TRE informaram a ela que sua seção de votação foi transferida para outra escola.  

“Cheguei aqui e me disseram que minha seção era em outra escola. Isso é um absurdo, pois sempre votei aqui”, reclamou Neuzilene.

Já a dona de casa Rana, defendeu seu atraso por não ter alguém para ficar com a filha de um mês de vida. 

“Não consegui ninguém para ficar com a minha filha de um mês. Foi o jeito eu trazê-la para votar comigo, e acabei perdendo a hora. Não tiveram consideração comigo, mesmo com uma criança no colo”, disse Rana.

O pleito

Neste domingo (2), mais de 2,6 milhões de eleitores foram às urnas no Amazonas para votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. 

Os vencedores do pleito irão exercer os mandatos de 2023 a 2027, exceto o senador eleito, cujo mandado é de oito anos.

Veja vídeo da movimentação na escola Quarentão.