Há exatos 28 anos, os municípios de Amajari, Cantá, Pacaraima, Rorainópolis e Uiramutã, em Roraima, recebiam sua emancipação política.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

No dia 17 de outubro de 1995, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou as Leis 96, 97, 98, 99 e 100 de criação dos municípios que se encontram ao Norte, Sul e Centro do estado.

“A emancipação das vilas e projetos de assentamentos foi um marco importante para o desenvolvimento sustentável do Estado, o que se refletiu na rica diversidade da região, com suas belezas naturais, economia e cultura plural”, citou a Assembleia.

Conheça os 5 municípios

A Serra do Tepequém oferta diversas trilhas aos turistas - Foto: Bruna Alves/Arquivo pessoal
A Serra do Tepequém oferta diversas trilhas aos turistas – Foto: Bruna Alves/Arquivo pessoal

Ao Norte de Roraima, estão os municípios Amajari, Pacaraima e Uiramutã, com 13.927, 19.305 e 13.751 habitantes, respectivamente, conforme dados do IBGE.

Amajari é destino turístico ao longo do ano. Roraimenses e turistas brasileiros e estrangeiros visitam o local para conhecer a Serra do Tepequém, um dos principais atrativos do estado.

Próximo dali, está Pacaraima. A cidade faz fronteira com a Venezuela e é conhecida pelo clima frio. Além disso, é o local mais alto da região Norte do Brasil, com 920 metros de altitude.

Não muito distante se localiza Uiramutã, o município mais setentrional do Brasil. Tem em sua maioria população indígena que apresenta uma rica cultura.

Entre seus extrativos estão as lindas cachoeiras. Outra curiosidade é que a cidade faz parte do tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana.

Uma das belíssimas cachoeiras existentes em Uiramutã – Foto: Reprodução/YouTube/@brunnoarcanjo

Já ao Centro de Roraima se localiza o município do Cantá. A cidade faz divisa com Boa Vista e divide com a capital as belas e extensas praias do rio Branco.

Por fim, ao Sul, está Rorainópolis, o segundo município mais populoso do estado. A cidade é muito visitada por fazer divisa com o estado do Amazonas e demais regiões de Roraima.

RELACIONADAS

+ Lutador roraimense disputa campeonato internacional de MMA no Canadá

+ Serra do Truaru e Morcego recebem vacinação contra febre aftosa em RR

+ Ministério das Mulheres promove escuta ativa em comunidades indígenas de RR