Após 9 anos fechado para visitação, o Museu do Ipiranga completou 1 ano nessa quinta-feira (7), desde a reinauguração do acervo cultural do Brasil.

O monumento foi inaugurado pela primeira vez em 1895, como símbolo da Independência do Brasil.

Em 2013, o prédio apresentava várias deficiências na estrutura, como umidade, rachaduras e infiltrações. A partir daí, decidiram fechar o Museu ao público em 3 de agosto de 2013.

Após 9 anos fechado para visitação, o Museu do Ipiranga foi reaberto em 2022 com muitas novidades e fortalecendo o acervo cultural do brasileiro.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A exposição conta com uma programação multicultural para todos os públicos, tornando-se uma ótima opção para quem está na capital paulista.

Dentro do museu, o público recebe uma cascata de informações históricas, com fotos, pinturas e artefatos utilizados na época da Independência do Brasil.

O espaço também possui acessibilidade para pessoas com deficiência e promove múltiplas experiências sensoriais para todos.

O local funciona de terça-feira a domingo e oferece gratuidade em todas as quartas-feiras do mês (retirada apenas na bilheteria do museu). Os ingressos para os demais dias custam a partir de R$15,00.

O Museu conta com um acervo cultural fixo e exposições temporárias todos os meses do ano – Foto: Mirella Silva

O valor gasto para revitalizar o local estima-se em R$235 milhões, recursos captados entre a iniciativa privada e pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Atualmente, o Museu do Ipiranga é um dos museus mais importantes e atualizados da América Latina.

RELACIONADAS

+ David Guetta divulga novas imagens sobre passeio em Manaus

+ Mormaço Cultural: confira a programação do evento em Boa Vista

+ População fala e dá nota para a mendicância