Nesta quarta-feira, 15, o primeiro-ministro Boris Johnson, do Reino Unido, afirmou estar profundamente preocupado com o desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips na floresta amazônica.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

O britânico disse que seu governo está trabalhando com as autoridades brasileiras na investigação do caso.

“Como todos nesta Casa [dos Comuns], estamos profundamente preocupados com o que pode ter acontecido com ele. Funcionários do escritório de relações exteriores estão trabalhando junto às autoridades brasileiras”, disse o premiê durante um discurso ao Parlamento. “Dissemos aos brasileiros que seguimos prontos para oferecer toda a ajuda que eles possam necessitar.”

O desaparecimento do jornalista Dom Phillips, 57, e do indigenista Bruno Pereira, 41, na terra indígena Vale do Javari, no Amazonas, que completa dez dias nesta quarta-feira (15), mobilizou a sociedade civil e ganhou repercussão internacional.

______________________

RELACIONADAS

Segundo suspeito no desaparecimento de indigenista e jornalista é preso, no Amazonas

Após PF desmentir localização de corpos, embaixada do Brasil no Reino Unido pede desculpas à família de jornalista desaparecido no AM, diz jornal britânico

Em nota, PF-AM diz que buscas pelo indigenista e jornalista continuam na Amazônia

______________________

Dois irmãos foram presos suspeitos de participação no desaparecimento até aqui. O primeiro foi o pescador Amarildo Oliveira, o Pelado, que foi preso no dia 7. Nesta terça (14), Oseney da Costa de Oliveira, o Dos Santos, também foi detido.

Na sexta (10), a Polícia Federal divulgou que encontrou o que podem ser vestígios de material genético humano na região do rio Itaquaí, último lugar onde ambos foram vistos. O resultado ainda não foi divulgado.

Dois dias depois, bombeiros encontraram submersos no rio uma mochila e objetos pessoais que a PF confirmou pertencerem a Phillips e Pereira.

As Forças Armadas, as forças de segurança do Amazonas e a PF seguem as buscas pelos desaparecidos.

________________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS