A data mais importante para o comércio varejista chegou e o Natal de 2023 deve movimentar aproximadamente R$ 143 milhões neste setor, em Roraima.

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Segundo estimativas feitas pela Fecomércio/RR, com base nos dados da CNC, o valor estimado ficou levemente abaixo do valor apresentado em 2022, projetando uma retração de 0,9%.

O economista e assessor econômico da Federação do Comércio, Fábio Martinez, falou dos motivos da queda.

“Apesar do aumento médio dos preços dos produtos tipicamente mais demandados no Natal, ter uma previsão de elevação de apenas 0,3%, o alto nível de endividamento e inadimplência das famílias roraimense, são fatores que acabam restringindo o poder de compra do consumidor e consequentemente impactando negativamente no volume de vendas do comércio em Roraima”.

Hiper e supermercados são os destaques do natal

O destaque deste ano deve ser o ramo de hiper e supermercados, liderando a movimentação financeira.

Em segundo lugar, estão os estabelecimentos especializados em itens de vestuário, calçados e acessórios, enquanto as lojas de artigos de uso pessoal e doméstico ocupam a terceira posição.

Em média, as vendas no varejo crescem 25% na passagem de novembro para dezembro; especificamente no caso de roupas e acessórios, o aumento chega a 80%.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) contínua, revela que a massa real de rendimentos cresceu 5% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022.

Outra pesquisa da CNC, divulgada neste mês, aponta que os consumidores devem priorizar a ida às compras na hora de destinar a segunda parcela do 13º salário.

Televisões, computadores e celulares mais baratos

Presentes mais caros, como televisões e computadores, estão 9,4% mais baratos, e o preço dos celulares caiu 5,9%.

Por outro lado, as maiores altas serão nos preços de calçados infantis (10,1%), livros (9,9%) e perfumes (8,5%).

O preço dos alimentos teve ligeira redução de 0,7%.

Maior importação desde 2014

A taxa de câmbio, historicamente um componente relevante nos custos do varejo, apresenta tendência de declínio nos últimos meses, o que impactou as importações no Brasil.

Em novembro do ano passado, a taxa média de câmbio em novembro acusou (R$ 4,94) retração de 6,8% em relação a novembro de 2022 (R$ 5,29).

Com isso, de setembro a novembro de 2023, as importações de produtos natalinos atingiram US$ 476 milhões, o maior volume em nove anos.

O destaque da pesquisa é o aumento de 15% nas importações de pescados e carnes típicas e de 43% em oleaginosas, na comparação com o mesmo período do ano passado.

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