A Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup) confirmou nesta sexta-feira (9), o resgate de dois corpos  e dois sobreviventes do naufrágio no Pará.

Com resgate, o número de vítimas mortas no acidente foi para 13. Entre as vítimas, há mulheres, homens e criança.

O naufrágio da lancha Dona Lourdes II ocorreu na manhã de quinta-feira (10), perto da Ilha de Cotijuba, em Belém. 

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Até o momento, 65 pessoas encontradas com vida. Após receberem cuidados médicos e assistência psicossocial, os sobreviventes serão ouvidos pelos responsáveis por investigar o naufrágio.

Acidente

As autoridades estaduais ainda não sabem ao certo quantas pessoas estavam a bordo da lancha no momento em que ela afundou.

Segundo a Segup, embora a lotação declarada fosse de 82 pessoas, incluindo a tripulação, a incerteza decorre do fato de a embarcação funcionar irregularmente, embarcando passageiros em portos clandestinos.

___________________________________

RELACIONADAS

 VÍDEO: imagens divulgadas em redes sociais mostram socorro às vítimas após naufrágio de lancha no Pará

+ VÍDEO: naufrágio de lancha provoca 14 mortes e desparecimento de 26 pessoas, em Belém

_______________________________________

Buscas

Suspensas durante a noite, as buscas por desaparecidos foram retomadas no início da manhã desta sexta-feira. Onze embarcações e uma aeronave estão percorrendo a região.

Oitenta militares da Marinha, incluindo mergulhadores, participam das operações de busca e salvamento.

Irregular

A lancha Dona Lourdes II partiu de um trapiche irregular de Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó, com destino a Belém.

De acordo com a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon), não só a empresa dona da lancha já tinha sido notificada, como a Marinha já a tinha impedido de utilizar outras duas embarcações (Clicia e Expresso) não autorizadas a realizar o transporte de passageiros.

Em nota, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental confirmou as informações da Arcon e acrescentou que instaurou um inquérito e convocará os responsáveis pela empresa proprietária das lanchas a prestar esclarecimentos sobre o acidente.

A Polícia Civil também abriu inquérito policial para investigar o acidente.