A Riachuelo foi parar nos Trends Topics do X nesta segunda-feira (11) por ofertar uma peça de roupa que lembra um período que o mundo busca apagar da memória.

Um conjunto de calça e camisa, listrado com as cores branco e azul, fez a internet criticar a gigante da moda.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A peça lembra os uniformes usados pelos judeus nos campos de concentração nazistas, durante a 2ª Guerra Mundial.

A postagem que ganhou maior repercussão e foi acompanhada dos compartilhamentos foi a da especialista em cultura material e consumo, semiótica psicanalítica da USP Maria Eugênya.

Reprodução/X @myapacioni

O post da especialista conta com mais de 119 mil curtidas e mais de 11 mil compartilhamentos.

Riachuelo se desculpa


Após a negativa do público nas redes sociais, a Riachuelo emitiu nota se desculpando e afirmando que o modelo será retirado das lojas.

Confira nota na íntegra:

“Nós, da Riachuelo, prezamos pelo respeito por todas as pessoas, e esclarecemos que, em nenhum momento, houve a intenção de fazer qualquer alusão a um período histórico que feriu os direitos humanos de tanta gente.

A escolha do modelo das peças e da cartela de cores realmente foi uma infelicidade, e gostaríamos de reforçar que todas as peças já estão sendo retiradas das nossas lojas e e-commerce.

Entendemos a sensibilidade do assunto, agradecemos o alerta trazido pelos nossos consumidores e pedimos desculpas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas pelo que o produto possa ter representado.”

RELACIONADAS

+ Bolsonaro é criticado por ‘harmonização facial’: ‘nem aí pra nada’

+ Música de Luísa Sonza gera polêmicas na web por conta de estética

+ Modelo de ‘Funk Rave’, explica polêmica com fã: ‘Nude absurdo’